Sobre a Empresa

Perfil da MAN Latin America

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior montadora de caminhões da América Latina e a segunda maior em ônibus. Em 2015, a empresa assegurou a liderança de vendas de caminhões no Brasil pelo 13º ano consecutivo.

Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que a MAN Latin America oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas.

Sua produção já ultrapassou o marco de 800 mil veículos, com mais de 100 mil unidades exportadas para mais de 30 países. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. Desde 2003, a montadora conduz estudos com combustíveis renováveis e alternativos, mesmo antes de obrigações legais.

A MAN Latin America é pioneira na utilização de biodiesel e no desenvolvimento no Brasil de caminhão dotado com sistema híbrido diesel-hidráulico. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente.

Há 35 anos, a montadora mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Fábricas

A MAN Latin America conta com duas fábricas, fatores decisivos para seu sucesso. A principal unidade produtiva fica em Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. A outra fica na cidade mexicana de Querétaro. A montadora exporta também caminhões e ônibus na forma de kits (sistema SKD) para montagem na cidade de Pinetown, na África do Sul, e destinados não apenas ao mercado local, mas aos países vizinhos que utilizam modelos com direção do lado direito.

Fábrica de Resende

Localizada a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a fábrica de Resende entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão e nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular. Neste sistema de produção, fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos.

As principais vantagens são aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi), Meritor (eixos e suspensão), Remon (conjunto rodas e pneus), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor) e Continental (acabamento da cabine).



Fábrica de Querétaro

A fábrica da MAN Truck & Bus México, em Querétaro, é a segunda unidade da MAN Latin America a produzir caminhões e ônibus da marca Volkswagen no mundo. Atualmente, monta os caminhões VW Worker 15.190, VW Constellation 17.280 e 24.280, e dos chassis de ônibus Volksbus 8.150 FEB, 8.160 OD, 9.150 FEB, 9.160 OD, 15.190 OD, 17.230 OD, 17.280 OT e 18.330 OT.

Além disso, a montadora é responsável pela comercialização dos caminhões VW Worker 8.150 e 9.150, e dos VW Delivery 8.160 e 9.160, importados diretamente da fábrica da MAN Latin America, em Resende (Brasil); e dos caminhões MAN TGX, TGS e TGM e ônibus MAN RR4, RR2 e A69, importados de Munique, na Alemanha.

Cronologia

1979

Janeiro • A Volkswagenwerk AG adquire 67% da Chryler Corporation do Brasil.

Abril • Início das atividades da Chrysler Motors do Brasil Ltda.

1980

Novembro • A Volkswagenwerk AG adquire 100% da Chrysler Motors do Brasil Ltda.

1981

Janeiro • Lançamento do E 13, primeiro caminhão a álcool.

Fevereiro • A Chrysler anuncia a mudança da razão social para Volkswagen Caminhões Ltda.

Março • Lançamento da nova geração de caminhões VW 11.130 e 13.130 em Salvador (BA).

1982

Fevereiro • Lançamento da segunda geração de motores a álcool.

Julho • Integração da Volkswagen do Brasil S/A com a Volkswagen Caminhões Ltda, passando a chamar-se Volkswagen do Brasil S/A – Divisão Caminhões.

Agosto • Lançamento do primeiro caminhão movido a gás metano/biogás do País, o VW 140.

Setembro • Lançamento dos caminhões VW 6 toneladas.

1985

Julho • Volkswagen apresenta na China o caminhão VW 1.130. Início do programa de exportação.

1987

Julho • Formação da Autolatina.

1990

Julho • Transferência da fábrica de Caminhões VW para o Complexo Industrial do Ipiranga.

1993

Abril • Lançamento do chassi para ônibus Volksbus 16.180 CO. O produto chega à vice-liderança do mercado no mesmo ano.

1994

Março • Comemorada a marca de 100 mil caminhões produzidos.

1995

Junho • Início das exportações para a Alemanha. Anúncio oficial da escolha de Resende (RJ) para a construção da fábrica.

1996

Novembro • Inauguração da fábrica em Resende em 1º/11.

1997

Setembro • Comemoração do veículo número 5.000 feito em Resende.

1998

Junho • Lançamento dos caminhões para o mercado argentino. Exportação em regime CKD Micro-ônibus para a Colômbia.

1999

Dezembro • Consolidada a vice-liderança do mercado brasileiro de caminhões e ônibus.

2000

Janeiro • A Volkswagen Veículos Comerciais (VWN) da Alemanha, com sede em Hannover, assume a responsabilidade pela Operação Caminhões e Ônibus da fábrica de Resende.

Março • Lançamento da Série 2000.

2001

Abril • Pela primeira vez em seus 20 anos, a VW tornou-se líder no mercado brasileiro de caminhões.

Setembro • Pela segunda vez é líder em caminhões.

2002

Janeiro • Conquista a liderança do mercado de caminhões.

Junho • Consolida a marca de 30% de participação no varejo doméstico de caminhões.

Agosto • Conquista a liderança do mercado de caminhões.

Setembro • Conquista a liderança do mercado de caminhões e, pela primeira vez na história, de ônibus.

2003

Fevereiro • Retomada das vendas de caminhões e ônibus para a Argentina

Julho • A Volkswagen tem sua maior participação no Rally Internacional dos Sertões três caminhões inscritos.

Outubro • Anunciada a criação das Operações Caminhões e Ônibus VW do México, com a construção de uma linha de montagem na cidade de Puebla.

Novembro • Em pesquisa pioneira no Brasil, VW testa ônibus movido a biodiesel em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a UFRJ, no projeto Rio biodiesel.

2004

Janeiro • VW anuncia liderança inédita no segmento de caminhões de 7 a 45 ton em 2003. As exportações da marca em 2003 chegaram a 2.713 caminhões e ônibus, resultado 93% maior que o de 2002.

Março • Lançamento de linha Volksbus 2004. Anúncio de 14 novas filiais em 2004. Comemoração do melhor trimestre da história de exportação da marca.

Abril • ChameVolks completa 10 anos. Caminhão com peças brasileiras vence pela primeira vez na Super Truck europeia.

Junho • Exportações entre janeiro e junho crescem mais de 100% em relação ao mesmo período de 2003.

2005

Janeiro • Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen Caminhões e ônibus liderou as vendas brasileiras de caminhões acima de 7 toneladas de peso bruto total. Produção (34.400) e exportação (5.724) atingem recordes históricos. VW chega à produção de 300 mil veículos em 24 anos de história.

Fevereiro • VW é líder no segmento de 7 a 45 tem de peso bruto total em janeiro, com participação de 32,3% - 10% a mais do que em janeiro de 2004. Contratação de mais 245 empregados para as empresas do Consórcio Modular. Início das obras de aumento da área construída da fábrica de Resende para 110 mil metros, um crescimento de 22%.

Julho • Lançamento da nova linha Delivery de veículos leves.

Setembro • Apresentação da nova linha de veículos às vésperas de comemorar 25 anos de operações no Brasil: Linha Constellation, Delivery, Worker e Volksbus.

Outubro • Início das Operações Volkswagen Caminhões e Ônibus na África do Sul.

2006

Janeiro • Pelo terceiro ano consecutivo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as vendas domésticas no atacado e os registros de licenciamento de caminhões acima de 7 toneladas de peso bruto total em 2005, garantindo a primeira colocação no segmento. A produção em Resende - RJ foi recorde, atingindo 38.300 veículos, assim como as vendas no exterior, que também bateram novo recorde histórico: 8.900 unidades.

Junho • Lançamento linha Constellation com opção de cabine estendida.

Setembro • Exposição de três veículos Constellation no IAA, maior evento do setor no mundo.

Dezembro • Constellation: Campeão brasileiro de Fórmula Truck 2006, em seu ano de estreia na categoria.

2007

Janeiro • Lançamento nova família Volksbus.

Abril • Início do Rota Volksbus.

Agosto • Lançamento linha Constellation de extrapesados.

Setembro • Criada a empresa Volkswagen Caminhões e Ônibus Indústria e Comércio de Veículos Comerciais Ltda.

Dezembro • Campeão de Marcas e de Pilotos da Fórmula Truck 2007.

2008

Setembro • Lançamento da linha Volksbus V-Tronic.

Outubro • Participação no IAA 2008. Ganhador do Prêmio Marketing Best 2008.

Novembro • A Volkswagen Caminhões e Ônibus torna-se parte do grupo alemão MAN AG.

2009

Julho • A MAN Latin America apresentou em julho de 2009 os caminhões 17.320 e 24.320.

Outubro • Lançamento oficial da marca MAN na Fenatran.

2010

Abril • MAN Latin America abre o terceiro turno de produção, aumentando sua capacidade anual para 72 mil veículos.M

2011

Fevereiro • Lançada a revista MANMagazine, primeira revista corporativa do Brasil a contar com uma versão para iPad.

Março • Primeira revenda Volkswagen / MAN é inaugurada em Santa Catarina.

Maio • MAN Latin America inaugura as instalações de seu primeiro Centro de Treinamento.

Rio de Janeiro apresenta ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel.

Agosto • MAN Latin America: fábrica de Resende atinge meio milhão de veículos produzidos.

Setembro • Conquista do título Sul-Americano de marcas e de pilotos da Fórmula Truck.

Outubro • Fenatran 2011: destaque no mais importante salão da América Latina com lançamento da linha de caminhões Volkswagen Euro 5.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, anuncia à presidente Dilma Rousseff o maior investimento de sua história para ampliar operações no Brasil: mais de R$ 1 bilhão de 2012 a 2016.

2012

Janeiro • MAN Latin America conquista nono ano de liderança com recordes históricos. Foram inéditos 50.829 caminhões emplacados e uma participação de 29,7%, segundo dados públicos do Registro Nacional de Veículos Automotores - Renavam. No mercado brasileiro de ônibus, 11.139 chassis Volksbus foram licenciados, com uma participação recorde de 32,2%.Somados, os licenciamentos de caminhões e ônibus Volkswagen (feitos no Brasil) e MAN (importados) totalizaram 61.968 unidades - um crescimento de 18% em relação a 2010.

Pelo quinto ano consecutivo, um caminhão Volkswagen é o mais vendido do Brasil.

Fevereiro • Comemoração da marca de 100 mil Volksbus produzidos.

Abril • Os caminhões MAN “Made in Brazil” chegam ao mercado nacional.

Fábrica de Resende MAN Latin America conquista certificação de segurança e saúde ocupacional, a OHSAS 18.001

Meritor e Suspensys lançam pedra fundamental do Parque de Fornecedores da MAN Latin America.

Junho • Volksbus fazem o transporte oficial de delegações durante a Rio+20, entre 13 e 22 de junho, na cidade do Rio. Entre os modelos, o Volksbus 17.280 com tecnologia inovadora flex GNV+Diesel.

Julho • MAN Latin America fecha negócio recorde para o programa Caminho da Escola: o fornecimento de mais quatro mil ônibus Volkswagen para o Caminho da Escola, somando 12 mil veículos em cinco anos para o programa

Agosto • MAN Latin America é eleita a 13ª melhor empresa para trabalhar no Brasil e a terceira no Estado do Rio, em ranking do instituto Great Place To Work (GPTW).

Setembro • MAN Latin America se destaca com tecnologias alternativas na IAA 2012: o caminhão mais vendido no mercado brasileiro, o VW Constellation 24.280, com sistema híbrido; e de ônibus bicombustível próprio para sistema BRT (Bus Rapid Transit) movido a gás natural veicular (GNV) e diesel. Os visitantes também conheceram o modelo mais potente da linha Volkswagen, o VW Constellation 26.390.

Lançamento da nova linha de caminhões vocacionais. São diversos produtos divididos em três linhas: Distributor, para distribuição de bebidas; Constructor, para a construção civil; Compactor, voltado ao segmento de coleta de lixo; além dos modelos específicos para o transporte logístico e de valores.

Outubro • Lançamento do VW 17.230 OD V-Tronic, primeiro ônibus urbano Euro 5 com transmissão automatizada do País, e do Volksbus 17.260 OD, único chassi com motor dianteiro de seis cilindros do mercado que não necessita de Arla 32.

Novembro • MAN Latin America comemora 100 mil unidades exportadas.

2013

Janeiro • MAN Latin America confirma décimo ano na liderança de vendas de caminhões acima de cinco toneladas.

Seis modelos de caminhões da montadora estão entre os dez mais vendidos, especialmente com o VW Constellation 24.250 6X2 na liderança pelo quinto ano seguido.

Março • MAN Latin America atinge marca de 600 mil veículos produzidos em Resende.

MAN Latin America estreia estratégia dual brand para a Fórmula Truck com caminhões VW e MAN.

Maio • MAN Latin America inaugura Parque de Fornecedores, em Resende (RJ).

Junho • MAN Latin America e Comlurb testam primeiro caminhão híbrido na coleta de lixo do Rio de Janeiro

Julho • Lançamento do VW 18.280 OT Low Entry (piso baixo), o primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral.

Volkstotal, contrato de manutenção de frota da MAN Latin America, completa 10 anos.

Agosto • MAN Latin America é eleita a nona Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e a segunda melhor do Brasil, de acordo com pesquisa de clima organizacional organizada pelo instituto Great Place to Work (GPTW).

Setembro • Lançamento da nova linha de cavalos mecânicos com os VW Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 Tractor, equipados com motor de 420 cavalos de potência e transmissão automatizada de série.

2014

Janeiro • Anfavea confirma décimo primeiro ano da MAN na liderança em caminhões. Dois modelos de caminhões Volkswagen estão entre os dez mais vendidos de 2013.

Junho • Suporte exclusivo de atendimento 24 horas, o ChameVolks completa 20 anos e um milhão de atendimentos.

Agosto • MAN Latin America é a 15ª Melhor Empresa para Trabalhar do Brasil e a segunda melhor do Rio, de acordo com pesquisa conduzida pelo instituto Great Place to Work (GPTW).

Setembro • Em sua sétima participação consecutiva, a MAN Latin America apresenta soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.

Novembro • Lançamento do Volksbus 9.160 OD Piso Baixo, primeiro micro-ônibus dotado dessa configuração no mercado.

2015

Janeiro • MAN Latin America fechou o ano de 2014 como líder no mercado brasileiro de caminhões - título conquistado há doze anos consecutivos.

Caminhões Volkswagen lideram ranking dos mais vendidos em 2014: o VW Constellation 24.280 6x2 e o VW Delivery 8.160.

MAN Latin America no México comemora melhor ano em vendas de ônibus.

Abril • Lançamento do MAN TGX 29.480.

Junho • O Volkswagen Delivery 5.150 é o campeão geral do “Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2015”, uma iniciativa da Agência Autoinforme, em parceria com a Editora Frota e a Texto Final de Comunicação Integrada. O modelo também aparece no topo da categoria “Caminhão Semileve”, juntamente com o VW Constellation 17.190 - primeiro lugar no segmento “Caminhão Semipesado”.

Agosto • Reconhecimento como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e no Rio de Janeiro, além de estar entre as preferidas pelos jovens para ingresso no mercado de trabalho e ser destaque no anuário Época Negócios 360°.

Setembro • Chega ao mercado a série especial Constellation Prime, em comemoração pelas 180 mil unidades vendidas da família Constellation. A MAN Latin America também relança o Titan e inova sendo a primeira montadora a oferecer leasing operacional no Brasil.

Novembro • Início das exportações da linha Euro 5 dos caminhões e ônibus Volkswagen para a Argentina.

Dezembro • Operação de caminhões e ônibus Volkswagen completa uma década na África do Sul.

2016

Janeiro • MAN Latin America continua a liderar vendas brasileiras de caminhões pelo 13º ano consecutivo.

Março • Chega ao México o primeiro Volksbus a gás natural