[ Resende - Brasil ]  
     
 
 

 

A Volkswagen possui uma das mais modernas fábricas de caminhões e ônibus do mundo, certificada segundo as normas ISO TS e ISO 14000. Um investimento de US$ 250 milhões: o Consórcio Modular, que traz para dentro da fábrica os principais fornecedores para a montagem de veículos. Quase dez anos após sua inauguração, a nova unidade bate recordes de produção, ultrapassando a marca dos 100 mil caminhões e ônibus produzidos - outros 1.500 foram montados na fábrica provisória entre 1995 e 1996. A capacidade técnica atual é de até 57,6 mil veículos/ano.


Fotos (Resende - Brasil)

Com sua linha de montagem construída em apenas 153 dias, a nova fábrica está localizada na cidade de Resende, a 150 km do Rio de Janeiro e 250 km de São Paulo. Ocupa uma área de 1 milhão de metros quadrados, com 110 mil metros quadrados de prédios. Hoje, 3.722 pessoas trabalham ali. Noventa e dois por cento dos funcionários são da região. A produção diária é de 145 veículos dividida em dois turnos de trabalho. A implantação do segundo turno em outubro de 2005 gerou 400 novas vagas no total.

A empresa oferece ao mercado doméstico uma linha completa de produtos, com 28 modelos de caminhões e oito chassis de ônibus. Este ano, a linha de chassis para ônibus conta com nove modelos que também são exportados para 31 países, entre eles Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Paraguai, Equador, República Dominicana, Costa do Marfim, Nigéria e Arábia Saudita.

Produção e Vendas


 
     
Parceria
 

A Volkswagen selecionou sete parceiros para a montagem de conjuntos completos (kits): Maxion (montagem do chassi), Arvin Meritor (eixos e suspensão), Remon (rodas e pneus), Powertrain (motores), AKC (armação da cabina), Carese (pintura) e Continental (tapeçaria).

Cabe à Volkswagen o controle de qualidade e o desenvolvimento do produto, tendo sempre como objetivo a satisfação do cliente. O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques e tempo de produção. E confere maior qualidade ao produto final.

Os parceiros não participam do lucro final dos produtos: continuam sendo fornecedores, só que agora também montam as peças que vendem. Na fábrica, compartilham com a Volkswagen a infra-estrutura, inclusive restaurante e ambulatório.

 
     
Alta tecnologia
 

A montagem de chassis utiliza esteiras mecânicas, pontes rolantes e talhas, que poupam esforço ao montador e aumentam a produtividade. A linha de montagem é a primeira a ser climatizada no Brasil.

A unidade está ligada a todo o mundo via fibra ótica, graças a um PABX virtual de 800 ramais e à transmissão rápida de dados. Cinqüenta e dois sistemas de informática são utilizados em Resende, inclusive no chão da fábrica. Os montadores acessam terminais touch screen (toque de tela) instalados nos módulos para controlar a montagem dos caminhões e ônibus Volkswagen.

 
     

Respeito ao meio ambiente

 

Localizada a 30 quilômetros do mais antigo parque nacional do país, a Volkswagen Caminhões e Ônibus respeita o meio ambiente. Ela obedece a normas técnicas rigorosas para tratamento de efluentes sólidos, líquidos e gasosos e recuperação de áreas degradadas. O prédio de manufatura (Assembly) não tem fontes poluidoras. No prédio de pintura, uma estação de tratamento de efluentes, com tanques e filtros, remove os poluentes mais significativos do processo e os envia para a estação de tratamento geral da fábrica, que garante que a água despejada no rio seja inteiramente limpa.

Além disso, desde 2003 investe em pesquisas e testes com combustíveis alternativos, como o Biodiesel, sendo a primeira empresa a iniciar testes com o chamado combustível ecológico.

 

Visite Resende
 
A Volkswagen Caminhões e Ônibus procura manter um relacionamento intenso com a comunidade e com o seu público. Desde 1997, a fábrica de Resende abre suas portas a fornecedores, parceiros, estudantes, jornalistas e pesquisadores.

O objetivo é divulgar o processo de montagem dos caminhões e ônibus destinados aos mercados nacional e de exportação dentro do Consórcio Modular, que reúne diversos fornecedores.

Em 2006, a fábrica de Resende recebeu cerca de 3.800 visitantes. Os interessados em conhecer o Consórcio Modular podem encaminhar seu pedido para o email: comunicacao@volkswagen.com.br . Ou pelos telefones (24) 3381-1063 / 3381-1328

Sede Administrativa: Rua Volkswagen, 291 - Jabaquara - São Paulo - SP - CEP 04344-901

Fábrica: Rua Engº Alan da Costa Batista, 100 - Pedra Selada - Resende - RJ - CEP 27511-970

Mapa de Acesso


 
 
[ Puebla - México ]  
 

 

 
   
 
A cidade de Puebla foi a escolhida para sediar a fábrica mexicana da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Inaugurada em outubro de 2004, a unidade, primeira construída fora do País, é responsável pela fabricação dos modelos de caminhões VW 8.150 E, VW 15.190 E, VW 17.250 E e VW 24.250 E. Na linha de ônibus, os chassis vendidos são o VW 8.150 EOD e o VW 17.210 EOD. Produzindo em sistema SKD (montagem de conjuntos semi-completos), a fábrica monta mais de 100 veículos/mês.
Fotos (Puebla - México)

Seguindo a fórmula de sucesso do Consórcio Modular em Resende, a fábrica, localizada a 125 quilômetros da Cidade do México, conta com 11 mil metros quadrados de área e 60 empregados mexicanos e brasileiros. Com a entrada no território mexicano, a VW passou a fornecer caminhões e ônibus para toda a América Latina.

Seis concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus já foram abertas em território mexicano: na Cidade do México (capital do País), no Distrito Federal, em Oaxaca, em Guadalajara, em León e em Monterrey. Ainda este ano, serão inauguradas novas lojas em Culiacán e Cancún, garantindo a distribuição e assistência técnica dos veículos nas principais regiões do México.

   

 

[ Port Elizabeth - África do Sul ]  
 
 

 

 
Localizada em Port Elizabeth, África do Sul, a terceira fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou suas atividades em agosto de 2006. A unidade é responsável pela montagem de três modelos de chassis de ônibus Volksbus: o 17.210 EOD, 9.150 EOD e o 18.310 EOT. Em 2007, a linha de caminhões Constellation também será montada na nova unidade, iniciativa inédita fora do Brasil.

Com 22 funcionários, todos sul-africanos, a fábrica busca atingir a marca de 80 veículos/mês e até 900 unidades produzidas anualmente, sendo 700 caminhões e 200 ônibus. A Volkswagen comercializa caminhões no país africano desde setembro de 2005. A principal modificação em relação aos produtos brasileiros é a direção do lado direito, exigência do mercado local.

Fotos (Port Elizabeth - África do Sul)

A rede de concessionárias na África do Sul conta atualmente com dez lojas. Com essa, que já é a segunda fábrica da montadora fora do Brasil, a empresa pretende conquistar 10% do mercado sul-africano em três anos.

 

 
Topo da Página