Detalhe 28.11.2017

Volksbus 9.160 ODS conquista mercado com conforto e versatilidade

Aplicações como fretamento, turismo e até motor home: versatilidade em transporte de passageiros é sinônimo do Volksbus 9.160 ODS. O chassis da Volkswagen tem despertado o interesse de diferentes nichos de mercado e foi destaque na Expo Motor Home Show, em Novo Hamburgo (RS), de 24 a 26 de novembro.

Seu grande trunfo está na suspensão pneumática. A tecnologia está em seu eixo traseiro, que se traduz em mais conforto ao motorista e também numa viagem mais cômoda aos passageiros ao diminuir as trepidações e o ruído interno. Propicia ainda mais estabilidade ao veículo.

“Temos recebido consultas de clientes para diferentes aplicações com o nosso Volksbus 9.160 ODS graças à sua configuração flexível”, revela Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da MAN Latin America.

A vantagem está em sua produtividade. “Além de todo o ganho em conforto e resistência que atrai os usuários, o sistema pneumático desse micro tem uma manutenção fácil e ágil”, explica.

Configuração sob medida

Equipado com motor dianteiro Cummins ISF de 3,8 litros com quatro cilindros e caixa de transmissão ZF S5 420 de cinco velocidades, tem sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servo-assistida. Essa configuração proporciona precisão nos engates, diminui o esforço do motorista e, consequentemente, amplia a ergonomia ao volante.

O modelo está dimensionado para transportar até 32 passageiros, de acordo com a carroceria. Com peso bruto total de 9,2 toneladas, tem entre-eixo de 4.500 mm. Para a maior eficiência da operação, este Volksbus vem ainda com chassi reforçado e freio robusto.

Volksbus 17.230 ODS também atua como motor home

Outro destaque da Volkswagen para atender à aplicação como motor home é o Volksbus 17.230 ODS, que tem suspensão pneumática na dianteira e na traseira, proporcionando maior conforto aos passageiros com menor custo operacional. Equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, o Volksbus 17.230 ODS conta com sistema EGR de pós-tratamento, razão pela qual dispensa o  aditivo Arla 32.

O modelo une robustez e versatilidade: com polia adicional de série e pacote de arrefecimento reposicionado, facilita a instalação do ar-condicionado. O Volksbus ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

 

 


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