Detalhe 03.12.2004

Torcida VW na prova decisiva do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck

No próximo domingo (5/12) acontece a última e emocionante etapa da Fórmula Truck 2004, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Quatro pilotos disputam o título. Entre eles, Jonatas Borlenghi, da equipe VW / RM Competições, que possui 100 pontos. A expectativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus é também de conseguir o título de marcas. A montadora está na segunda colocação, com 174 pontos. A organização da prova espera 25 mil espectadores no autódromo.

A Volkswagen também busca uma “dobradinha” em competições de caminhões. Em outubro, a equipe Deutsche Post / Volkswagen Veículos Comerciais foi campeã da Super Truck Européia. Os dois caminhões pilotados por Markus Oestreich e Ralf Druckenmüller utilizam peças do cavalo mecânico brasileiro VW Titan Tractor, o mesmo veículo da equipe brasileira.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai ocupar seis HCs (Centros de Hospitalidade). Os cerca de 300 convidados da montadora ficarão em uma localização privilegiada, no paddock – parte superior aos boxes dos pilotos. Alguns convidados especiais estarão presentes, entre eles, 32 importadores dos veículos VW no Chile, e algumas autoridades da Capital Federal.

A VW terá algumas novidades para a etapa final. No evento, o departamento de Marketing prepara as estréias públicas do ônibus VIP VW e da carreta de eventos. O ônibus VIP foi personalizado pelo renomado designer João de Deus e possui pintura externa especial – com uma cor produzida exclusivamente para a Volkswagen – e internamente é equipado com bancos de couro, entre outros itens.

A nova carreta de eventos VW, puxada por cavalo mecânico VW Titan Tractor 18.310, estréia nova estrutura e pintura, que no domingo terá o tema Electronic, em alusão aos produtos de motorização eletrônica. A carreta funcionará como um outdoor da marca.



Exposição e ambulância


Três caminhões serão expostos ao público: o campeão de vendas em seu segmento, O VW Titan Tractor 18.310, e os dois caminhões da marca que participam da Gincana do Caminhoneiro, evento nacional de prêmios para os profissionais do setor, os VW 17.250E. Os veículos participarão do Truck Test, no domingo das 11 às 12h, levando clientes e convidados para conhecerem a pista de 5.475 metros.

Além disso, estará à disposição dos organizadores a UTI Móvel 4x4, que é uma parceria entre a Volkswagen e a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). A ambulância teve a sua estréia no Rally dos Sertões, em julho, em Goiânia, e participou em outubro do Rally Terra Brasil, em Vitória (ES).

A equipe Volkswagen / RM Competições está preparando uma estratégia especial para conquistar os dois títulos (piloto e montadora). Seus quatro pilotos, Renato Martins (77 pontos), Débora Rodrigues (17), Jonatas Borlenghi (100) e Beto Napolitano (19), trabalharão em conjunto durante a prova, pois também há chances de conquistar o campeonato de marcas. No ano passado, Renato Martins foi o vencedor da prova – que é a mais nova do circuito com apenas três anos de existência.

“Esta última etapa da F-Truck está simplesmente indefinida e temos chance de conseguir a vitória. E este ano temos a grata surpresa do Jonatas (Neno) estar em sua segunda temporada e já com chances de ser campeão. Isso mostra o quanto a equipe VW é forte”, afirma Luiz Imparato, Gerente de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.



Retrospecto positivo


A Fórmula Truck está em sua nona edição e teve a primeira corrida oficial realizada em Guaporé, no dia 28 de abril de 1996, com 13 caminhões e quatro montadoras. Em 2004 são 25 competidores e seis marcas.

A Equipe Volkswagen / RM Competições possui 10 pole positions, 25 vitórias, e os títulos: Campeã em 1996 e vice em 1998, 1999, 2000, 2001 e 2003. Débora Rodrigues foi a primeira mulher a participar da competição. Renato Martins é o maior vencedor da F-Truck com 23 vitórias, e venceu a primeira corrida oficial.

O cronograma da prova de Brasília começa com os treinos livres de sexta-feira (03), das 14h às 17h. No sábado, treinos das 9h às 10h e das 11h15 às 12h15; o treino classificatório acontece das 15h às 16h30. No domingo, das 12h às 13h os pilotos fazem o desfile de apresentação e a largada começa às 14h, com transmissão ao vivo pela Rede TV! (canal aberto) e ESPN Brasil, por compacto a noite, (canal fechado).