Detalhe 20.12.2004

Volkswagen, Grupo MARTINS e SOS Mata Atlântica fazem parceria

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Grupo Martins, numa iniciativa pioneira, fecharam parceria e colocam agora nas estradas brasileiras os primeiros caminhões eletrônicos com Selo Verde do País, com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica. O lote de 160 caminhões VW 9.150E adquiridos pelo Grupo Martins foi entregue hoje (20/12) por Antonio Dadalti, Diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen, durante evento em Uberlândia (MG), sede do grupo Martins.
Com base em cálculos da SOS Mata Atlântica, o Grupo Martins, ao adquirir os caminhões Volkswagen, incluiu no contrato de compra e venda uma “cláusula florestal”, onde a montadora se compromete a plantar 12 árvores para cada caminhão vendido. A Fundação, que criou o Selo Verde, considera que, para equilibrar a poluição atmosférica gerada por cada caminhão desse modelo, são necessárias 12 novas árvores no meio ambiente.
“Ao todo, serão cerca de duas mil mudas distribuídas entre as áreas de Mata Altântica de Uberlândia. Estamos abertos a toda proposta de ação para a melhoria da qualidade ambiental de nosso país”, diz Antonio Dadalti.
Já Sérgio Moro, Vice-Presidente Corporativo da Martins, informa que é a primeira vez que o Grupo inclui uma cláusula desse tipo em contratos com fornecedores. “Pretendemos levar essa idéia para outros parceiros”, comenta.
Para Adauto Basílio, Diretor Administrativo da SOS Mata Atlântica, a iniciativa precisa ser divulgada. “Nosso objetivo é conseguir ampla mobilização para o reflorestamento de espécies da Mata Atlântica. Parcerias como essa são fundamentais para o nosso projeto Florestas do Futuro e, mais ainda, para a melhoria da qualidade do ar em nosso País”.

Pioneirismo também em produtos

Para atender ao pedido do Grupo Martins, a engenharia da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) desenvolveu em tempo recorde – cerca de 40 dias – um modelo de caminhão eletrônico com peso bruto total de nove toneladas. As especificações do produto foram repassadas pela própria Martins, em função de sua operação logística. A partir de 2005, o modelo também estará disponível para outros clientes.
Os caminhões estão equipados com dois tanques de combustível (para maior autonomia), vidros e trava elétrica nas duas portas, além de rádio e CD player com trava anti-furto, cortinas em todo o contorno da cabine e mangueira de ar para limpeza interna da cabine. Ao todo, há 17 modificações nos veículos.

Ampliação da frota verde

A parceria deu tão certo que o Grupo Martins pretende estendê-la a outros fornecedores. “Responsabilidade ambiental é uma obrigação de todos nós, seja como cidadãos, seja como empresários. A Volkswagen recebeu muito bem nossa proposta, e com certeza outros também receberão”, acredita Alair Martins, Presidente e fundador do grupo.
Já para 2005, o grupo pretende colocar o Selo Verde em mais 800 caminhões de sua frota já existente. Depois desta etapa, o Grupo Martins pretende envolver sua frota terceirizada e desenvolver um trabalho junto a seus concorrentes no segmento atacadista, para que abracem a mesma causa.