Detalhe 28.03.2008

Volkswagen chega a 300 mil veĂ­culos em Resende com a maior venda de sua histĂłria

. Venda de 1.150 caminhões Constellation e Worker ao Grupo Bertin
. Primeiros modelos da marca a rodar com mistura biodiesel B5
. Marca se mantém líder de mercado há cinco anos consecutivos

A Volkswagen Caminhões e Ônibus chega a 300 mil veículos produzidos na fábrica de Resende (RJ) graças a uma venda histórica. Este mês, a montadora inicia a entrega de 1.150 caminhões Constellation 17.250 Tractor, 19.320 Titan Tractor, Worker 9.150E e 26.260E ao Grupo Bertin - um dos maiores negócios do segmento de veículos comerciais já fechados no País. Holding que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia renovável, o Grupo Bertin passa a ser um dos maiores frotistas de caminhões Volkswagen do mundo.

Os veículos também são os primeiros da marca autorizados a rodar com mistura biodiesel a até 5%, mantendo as características originais de fábrica. “O Bertin é nosso parceiro no desenvolvimento de tecnologias a favor do meio ambiente. Além da aquisição dos caminhões capazes de rodar com até 5% de biodiesel, o grupo testa desde 2006 um lote de veículos Volkswagen que consome combustível B20, ou seja, com 20% de biocombustível adicionado ao óleo diesel comum”, diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A escolha do Grupo Bertin pelos produtos Volkswagen é resultado da satisfação do cliente desde a primeira compra há sete anos. Todas foram realizadas através da Marka Veículos Ltda, que hoje detém quatro revendas da marca – Jaú, Araraquara, Bauru e Bebedouro, todas no interior de São Paulo.

Liderança consolidada

A Volkswagen Caminhões e Ônibus se mantém na liderança brasileira em vendas de caminhões acima de cinco toneladas de peso bruto total, título conquistado por cinco anos consecutivos. O sucesso dos modelos também contribuiu para que a Volkswagen se tornasse a maior fabricante nacional de caminhões, com 39.401 unidades produzidas em 2007 (incluídos os modelos SKD e CKD, enviados em kits ou desmontados ao exterior), e uma das maiores exportadoras brasileiras de veículos comerciais.

Inaugurada em 1º de novembro de 1996, a fábrica de Resende hoje emprega cerca de 4 mil pessoas, e funciona com um inédito processo produtivo conhecido como Consórcio Modular. Sete empresas parceiras montam produtos Volkswagen na linha de produção. Cabe à Volkswagen Caminhões e Ônibus o desenvolvimento dos produtos, o controle de qualidade e a assistência técnica pós-vendas. Esse arranjo permite que a marca se concentre nas exigências do consumidor final, buscando atender cada cliente sob medida.

Hoje, a Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece ao mercado brasileiro 29 modelos de caminhões de cinco a 57 toneladas de peso bruto total, e oito chassis de ônibus urbanos e rodoviários. Todos os modelos foram criados no Brasil, onde o Grupo Volkswagen tem seu Centro Mundial de Desenvolvimento de Caminhões e Ônibus. Engenheiros e técnicos buscam soluções de transporte para o Brasil e para mais 29 países de dois continentes.