Detalhe 17.11.2015

CaminhÔes VW recebem equipamentos para o combate à seca

Produzidos pela MAN Latin America, veículos foram customizados para receber sondas de poços de água capazes de alcançar cerca de 400 metros abaixo do solo

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões MAN e VW, acaba de firmar importante parceria para combater a crise hídrica. Junto do BMB, centro de modificações dos veículos da marca, e da Atlas Copco, apresenta ao mercado os conjuntos de sondas para perfuração de poços de água.

Atrelados aos veículos MAN e VW, os equipamentos são capazes de perfurar cerca de 600 metros abaixo do solo e alcançar poços até então indisponíveis ao abastecimento de água da população.

Para receber essas máquinas, os caminhões passaram por modificações como ajuste de entre-eixos para distribuição de carga, o que envolve a mudança no posicionamento de uma série de itens dos chassis, tais como bateria e tanque de combustível.

As sondas menores, chamadas TH5, podem ser implementadas na linha de caminhões VW leves VW Delivery. Com o compressor a bordo, o conjunto visa a aplicações urbanas e pode perfurar poços de até 100 metros. Já as sondas TH10LM podem ser montadas nas linhas VW Worker ou VW Constellation e atingir perfuração de até 400 metros.

No próximo ano, chegará ao país a linha Atlas Diamondback, composta por equipamentos que podem alcançar poços de até cerca de 600 metros. Eles são montados em caminhões pesados e extrapesados VW e MAN, contando também com a parceria do BMB.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, celebra o lançamento: “Trata-se de equipamentos que, combinados à versatilidade e robustez de nossos modelos, podem contribuir para sanar a escassez de água em diversos pontos do Brasil. Por isso seguiremos avançando em desenvolvimentos conjuntos como estes”.

Marcos Balbinot, diretor executivo do BMB, explica que a empresa é o elo de ligação entre MAN e Atlas Copco. “A carência hídrica pela qual passa grande parte do Brasil acendeu uma luz que nos levou à busca de um parceiro especializado. E a Atlas, com expertise no setor, somou-se à MAN para o desenvolvimento de um conjunto altamente eficiente.”

Álvaro Marques Junior, gerente geral da Atlas Copco no Brasil, comenta que, como os veículos produzidos pela MAN Latin America, também as perfuratrizes trazem tecnologia embarcada desenhada sob medida. “Daí nossa satisfação com a parceria, certamente bem-sucedida.”

Sobre a MAN Latin America

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior montadora de caminhões da América Latina e a segunda maior em ônibus.  Em 2014, a empresa assegurou a liderança de vendas de caminhões no Brasil pelo 12º ano consecutivo. Sua produção já ultrapassou o marco de 800 mil veículos, com mais de 100 mil unidades exportadas para mais de 30 países. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. Há 34 anos, a montadora mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre a Atlas Copco

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Foi fundada em 1873, tem base em Estocolmo, na Suécia, e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. A Atlas Copco completa, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba (SP), filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1.400 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.

Sobre o BMB

O BMB, Centro de Customizações exclusivo MAN Latin America, que atua desenvolvendo e realizando otimizações em caminhões e ônibus Volkswagen, iniciou suas operações em setembro de 2001 para suprir a crescente demanda por produtos especiais, cuja produção em uma linha de montagem se torna inviável por conta dos baixos volumes e da alta complexidade. Suas operações são desenvolvidas numa moderna planta industrial onde cria soluções inovadoras para veículos de carga e passageiro com agilidade e flexibilidade visando a intensificar o relacionamento e viabilizar o negócio dos clientes da MAN fortalecendo o conceito sob medida. Já modificou mais de 120.000 veículos,  com destaque para veículos com 2º eixo direcional, 10x4, 6x6, entre outros.


Fotos relacionadas