Detalhe 28.09.2012

IAA 2012: produtos latinos ganham destaque com a MAN Latin America

O IAA, maior salão de veículos comerciais do mundo, termina hoje com um saldo bastante positivo para o Grupo MAN e  especialmente para a MAN Latin America. Aos cerca de dez mil visitantes no estande, a empresa destacou os únicos produtos latinoamericanos expostos em toda a feira, evidenciando o vulto da importância dada ao mercado.

Os três veículos brasileiros demonstraram a estratégia da MAN Latin America para atender às demandas de transporte de países emergentes: tecnologias robustas e sustentáveis, com excelente relação custo-benefício. Essa é a quinta participação consecutiva da montadora no salão.

O balanço também inclui doze lançamentos mundiais e um público de alto prestígio, envolvendo desde políticos a artistas. Entre as atrações do Grupo MAN no IAA, o design do caminhão Concept S truck fascinou clientes e jornalistas, sendo apontado como o veículo mais fotografado do salão. Até mesmo o ministro de Transportes alemão, Peter Ramsauer, e o primeiro ministro da Baixa Saxônia, David McAllister, passaram por lá para checar o veículo e se mostraram impressionados com o modelo.

Nos produtos nacionais, o destaque foi mesmo para as tecnologias alternativas: o caminhão mais vendido no mercado brasileiro, o VW Constellation 24.280, com sistema híbrido; e de ônibus bicombustível próprio para sistema BRT (Bus Rapid Transit) movido a gás natural veicular (GNV) e diesel. Os visitantes também puderam conhecer o modelo mais potente da linha Volkswagen, o VW Constellation 26.390.

Os demais veículos, todos europeus, já vêm com motorização Euro 6. A MAN apresentou inovações em caminhões, ônibus, motores e serviços, sobretudo com lançamentos na família TG e nos ônibus  NEOPLAN Jetliner e MAN Lion's Coach EfficientLine. O interesse sempre voltado a medidas para melhorar a eficiência dos veículos.

O IAA rendeu ainda duas premiações à empresa. O MAN Lion's Regio recebeu o "IBC Award 2012" (da International Bus and Coach Competition). E o MAN Lion's City Hybrid foi agraciado com o "Green Bus Award".