Detalhe 13.06.2012

Caminhão VW Advantech tem segundo eixo direcional de fábrica

Diante da tendência de mercado, a MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais da Volkswagen e MAN, surpreende mais uma vez com seu conceito sob medida. O novo modelo VW Constellation 24.280, sucessor do campeão de vendas por quatro anos consecutivos – o VW Constellation 24.250, também terá a opção com segundo eixo direcional de fábrica, ganhando assim, mais cinco mil quilos de carga útil.

O veículo segue a principal demanda de mercado: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil. Possui originalmente tração 6x2, e com a mudança para 8x2, o cliente terá aumento de PBT (Peso Bruto Total) do veículo de 23.000 Kg para 29.000 Kg legais, além do ganho na carga líquida. Com esta configuração, o caminhão se torna ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias, com uso de carrocerias para grãos, baús, tanques, cargas secas, entre outras.

E para que isso seja possível, a MAN Latin America conta com a parceria da BMB, empresa responsável pelas modificações mais específicas da montadora, localizada a 150 metros da fábrica. Sua linha de montagem, dividida em boxes, é ideal para atender as necessidades mais específicas dos clientes da Volkswagen. Por mês, 120 unidades do modelo VW Constellation 6x2 passam pela linha da BMB para a colocação do 2º eixo direcional. A projeção é que este número cresça para 150 unidades/mês.

“Diante desta tendência de muitas empresas de pequeno e médio porte passarem a ofertar a instalação do segundo eixo direcional em diversas regiões do Brasil, a MAN Latin America está atenta e oferece garantia de fábrica de um ano independente da quilometragem. Assim, o cliente tem o suporte necessário, através de nossa rede que contempla 155 concessionárias no Brasil”, comenta Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

O veículo é montado na fábrica de Resende, no interior do Estado do RJ, sob o inovador conceito de produção do Consórcio Modular, onde sete parceiros participam da montagem dos caminhões e ônibus em uma única linha de produção. Mensalmente, 260 veículos são montados em três turnos de trabalho.

Parceira de desenvolvimento

Criada em 2001, a BMB já realizou 90.110 modificações até maio de 2012. Além do segundo eixo direcional, a empresa esta apta para montar quinta roda nos cavalos mecânicos, terceiro eixo anterior (caminhão de lixo), terceiro eixo auxiliar (caminhão “trucado”), ônibus com piso baixo (Low Entry), escape vertical, ajuste de entre-eixos, ar condicionado, tomada de força, freio retarder, instalação de volksnet e climatizador.

Nos seis primeiros anos de funcionamento da BMB, em média, 5.000 modelos eram modificados por ano em um galpão localizado a oito quilômetros da fábrica da MAN Latin America, em Resende (RJ). Na época, o centro de modificações tinha menos de 100 funcionários. Hoje, a fábrica possui aproximadamente 200 colaboradores e nos últimos 5 anos tem realizado mais de 12.000 modificações em média anualmente.

VW Constellation 24.280: robustez, conforto e produtividade

O VW Constellation 24.280 está equipado com o novo motor MAN D08 de seis cilindros - mais econômico, silencioso e robusto, além de já ser fabricado no Brasil. Apresenta torque máximo de 1.050 Nm (o maior da categoria) e uma larga faixa de torque plano de 600 rpm. É o único na categoria dotado de tecnologia EGR (recirculação dos gases de exaustão), que elimina a necessidade e o custo de um aditivo especial, o Arla 32. Outra grande vantagem proporcionada pela EGR é a facilidade de adaptação do chassis aos diversos tipos de encarroçamentos, pois o modelo não necessita de um tanque de ureia.

Além disso, o modelo segue as mudanças de design da nova linha Advantech, que vai do acabamento externo da cabine até mudanças internas como o novo painel, reformulação da área do motorista para trazer mais conforto e ergonomia, além de ser a única montadora a ter como opcional os bancos para três passageiros. Outros elementos mecânicos e eletrônicos foram aperfeiçoados para garantir uma vida útil maior dos componentes e melhorar o desempenho do novo caminhão.