[ Rio ganha primeiro ônibus brasileiro movido a biodiesel ]  
25.01.2006  
 

A cidade do Rio de Janeiro acaba de ganhar o primeiro ônibus urbano movido a mistura de biodiesel do Brasil. O veículo Volkswagen pertencente à Real Auto Ônibus fará a linha 121 (Central-Copacabana) na capital. É um projeto-piloto do programa Riobiodiesel, criado pelo Governo do Estado do Rio em parceria com empresas privadas e entidades de ensino e pesquisa. O ônibus foi apresentado hoje (25/1) em cerimônia no Palácio Guanabara, na presença de representantes dos parceiros do programa.

O Riobiodiesel é parte do Programa Nacional de Testes com Mistura de Biodiesel, coordenado pelo Governo Federal e que envolve todos os estados brasileiros. O objetivo é comprovar a eficiência da adição do biodiesel, um produto obtido a partir de óleos vegetais e álcool, ao diesel convencional que move o transporte de carga e passageiros no Brasil.

O ônibus Volkswagen VW 17.210 EOD é o primeiro de três veículos que atenderão exclusivamente a linha 121 e estarão rodando até o final de fevereiro.

Todos os ônibus receberão motores MWM-International e sistemas de injeção de combustível Bosch, e realizarão testes em laboratórios.

O biodiesel fabricado pela Coordenação dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ e analisado pelo Instituto Nacional de Tecnologia – INT, é misturado ao diesel fornecido pela Shell Brasil. Depois, o biodiesel é armazenado em tanques na garagem da Real Auto Ônibus, sob o acompanhamento da Shell. O veículo rodará uma média diária de 240 quilômetros em reais condições de uso, numa rota de trânsito intenso e de grande procura pelos passageiros, utilizando uma mistura de 95% de diesel comum e 5% de biodiesel.

Fonte de energia renovável

O biodiesel é uma fonte de energia renovável, pois utiliza plantas como soja – fonte cujo óleo será utilizado neste veículo - mamona, dendê, babaçu e outras para sua produção. Contribui para reduzir o consumo de petróleo, a poluição ambiental e a emissão de gases do efeito estufa que causam aquecimento do planeta. Também estimula o agronegócio, sendo uma alternativa para a maior eficiência do transporte brasileiro. Criado em 2003, o Riobiodiesel já conta com dois veículos Volkswagen: um ônibus rodoviário VW 17.240 OT, utilizado pelo Governo em demonstrações pelo Estado, e um caminhão VW 8.150 cedido à Secretaria de Estado de Ação Social. O ônibus Volkswagen 17.210 EOD, o primeiro dos três veículos que começará a rodar no Rio, é equipado com o motor Acteon 6.12 TCE, com 210 cv de potência, da MWM-International Motores.

Trata-se de um motor eletrônico com tecnologia de ponta, que conta com sistema de injeção common rail, que proporciona funcionamento suave e menor nível de ruído. O motor já atende à legislação de emissão de poluentes Euro III, o equivalente ao Conama P5, a norma exigida no Brasil. Nenhuma adaptação ao motor foi feita para que ele rode com a mistura de biodiesel, e a MWM-International irá avaliar periodicamente o desempenho do motor.

O ônibus rodoviário VW 17.240 OT, já em uso, possui motor traseiro MWM 6.10 TCA com 240 cv de potência e sistema de injeção mecânica. O terceiro veículo é o caminhão VW 8.150, que também conta com injeção mecânica, possui propulsor MWM 4.10 TCA, de 150 cv de potência.

Biodiesel em São Paulo

Além do Riobiodiesel, a Volkswagen Caminhões e Ônibus participa do Programa Nacional de Testes de Mistura de Biodiesel com uma frente de pesquisas no estado de São Paulo. Onze caminhões VW da Companhia de Bebidas Ipiranga, de Ribeirão Preto (SP), participam do Biodiesel Brasil, uma iniciativa da Universidade de São Paulo – USP, com o apoio da MWM-International, Cummins Latin America, Bosch e Esso Brasil. Os veículos realizam entregas no comércio da região – cada um roda uma média de 100 quilômetros diários.

“A Volkswagen foi a primeira montadora brasileira a acreditar no biodiesel, somando esforços com MWM-International, Bosch e outros parceiros para levar essa tecnologia às ruas”, diz Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Veículos são equipados com motores MWM-International Motores e sistemas Diesel Bosch

O ônibus Volkswagen 17.210 OD, o primeiro dos três veículos que começará a rodar, é equipado com o motor Acteon 6.12 TCE, com 210 cv de potência, da MWM-International Motores. Trata-se de um motor eletrônico com tecnologia de ponta, que conta com sistema de injeção common rail, que proporciona funcionamento suave e menor nível de ruído. O motor já atende à legislação de emissão de poluentes Euro III, o equivalente ao Conama P5, a norma exigida no Brasil. Nenhuma adaptação ao motor foi feita para que ele rode com a mistura de 95% de diesel comum e 5% de biodiesel e a MWM-International irá avaliar periodicamente o desempenho do motor.

O ônibus VW 17.240 OT, já em teste, possui motor traseiro MWM 6.10 TCA com 240 cv de potência e sistema de injeção mecânica. O terceiro veículo é o caminhão 8.150, que também conta com injeção mecânica, possui propulsor MWM 4.10 TCA, de 150 cv de potência.

Os três veículos são equipados com sistemas de injeção Bosch. Considerada líder no desenvolvimento de novas tecnologias automotivas, a Robert Bosch produz em Curitiba (Paraná) bombas, bicos injetores e outros componentes de sistemas Diesel, atendendo 95% dos veículos que circulam no País com este combustível.

A unidade de Curitiba conta ainda com um Centro de Competência no desenvolvimento de tecnologia Diesel, onde os engenheiros da Bosch desenvolvem aplicações do sistema Common Rail nos veículos brasileiros e realizam testes com novos combustíveis.

Além da Riobiodiesel, a Robert Bosch participa de outros programas que testam a mistura de biodiesel em diferentes tipos de veículo. O objetivo é aferir o impacto deste combustível nos sistemas e bombas diesel que a empresa fabrica e comercializa no Brasil, contribuindo para definir padrões de qualidade à mistura que passou a ser adotada, opcionalmente, no País neste ano.

 

 

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